1) O exame dói?

Esta pergunta é a mais freqüente..Pelo fato do exame durar em torno de 15 minutos, quando imitamos a menstruação pela distensão uterina, o desconforto é mínimo. Entretanto como utilizamos anestesia local no colo uterino, reduzimos o desconforto do exame em 60%, tornado-o aceitável pela maioria das pacientes, principalmente aquelas muito idosas. Adotamos a rotina de repouso após o procedimento por 5 minutos, associando – se necessário – o uso de bolsa térmica abdominal e medicação oral antiespasmódica.

2) Posso fazer o exame no período menstrual?

O exame deve ser evitado quando a paciente está com sangramento uterino pois, na técnica tradicional, utilizamos a distensão da cavidade com CO2, que mesclado com o sangue forma bolhas, impedindo a avaliação detalhada do espaço endometrial. Poderemos substituir pelo sistema com “duplo fluxo”, utilizando o soro fisiológico, além do CO2, mas também deve ser evitado, pela turvação das imagens. Exceção: Nos casos de sangramento contínuo na pós-menopausa, é feita coleta de material endometrial, que é enviada para laboratório, para verificação de possibilidade de risco de lesão maligna.

3) Posso me alimentar antes do exame?

O exame não traz alteração digestiva, mas recomendamos uma leve alimentação.

4) Posso trabalhar, dirigir ou fazer exercícios físicos normalmente após o exame ?

O exame normalmente não alterará as atividades da paciente, sendo que os pequenos distúrbios vasomotores que poderão ocorrer são fugazes, desaparecendo no período pós procedimento.

Fale conosco

(21) 2494-2606 / 2493-0573
2484-3781 / 98492-8821

Localização

Avenida Armando Lombardi, nº 800
Sala 334 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ

Horário de atendimento

Segunda/Terça/Quinta – 08h às 16h
Quarta e Sexta – 07h às 15h