Em nossa clínica, preferimos anestesiar o colo uterino com Xilocaina à 2% sem vasoconstrictor, injetável, para retirar os sintomas iniciais do exame, ganhando confiança da paciente. Iniciamos o exame lentamente, observando o canal cervical e, em seguida, penetramos na cavidade uterina, desencadeando neste momento ligeira cólica uterina, que poderá variar conforme a sensibilidade de cada paciente.
Neste momento rodamos a óptica para observar os óstios tubários (orifício de entrada nas trompas) e as 4 paredes da cavidade, manobras que não passam de 1 minuto. O próximo tempo será da colheita da biópsia dirigida do endométrio que complementa a avaliação histeroscópica permitindo estudo funcional endometrial, pesquisa de atipias celulares e endometrite.
Após este exame rápido e praticamente indolor, deixamos a paciente em repouso por um período de 5 a 10 minutos, até o desaparecimento dos sintomas, se houver. Aproveitamos para digitar o laudo com fotos neste tempo, entregando-o na saída, com instruções.
Uma cópia do laudo é enviada por email para o médico responsável. O laudo da biópsia é enviado diretamente para o email das pacientes em um período de aproximadamente 20 dias.